Iniciativa coletiva doará calcinhas absorventes para encarceradas em São Paulo
- Habeas Data
- 24 de set. de 2020
- 1 min de leitura

Absorventes são itens básicos e necessários para a higiene pessoal de mulheres, porém, segundo dados publicados pela Marie Claire, no dia 25 de janeiro deste ano, no Brasil, 26% das meninas entre 15 e 17 anos não têm acesso a absorventes.
Já mulheres que se encontram presas, em penitenciárias femininas, a situação é ainda mais precária.
Em algumas penitenciárias, os itens de higiene pessoal são de responsabilidade da presa, portanto, elas dependem das doações de seus familiares ou amigos, fornecidas durante as visitas.
Porém muitas mulheres não recebem visitas, consequentemente, não têm acesso aos itens de higiene pessoal, o que as faz depender de doação de outras presas.
Por isso, uma iniciativa entre Pantys, primeira marca brasileira de calcinhas absorventes e única clinicamente testada no mundo, Gabriela Prioli, Mestre em Direito Penal e apresentadora da CNN Brasil, e o programa NÓS Mulheres, fundado pela advogada criminalista Juliana Garcia, doará calcinhas absorventes à detentas em São Paulo.
Serão doadas 1.378 calcinhas absorventes, através da Pastoral Carcerária de Santana, São Paulo, para as presas da Penitenciária Feminina da Capital e do Centro de Progressão Penitenciária Franco da Rocha, que, respectivamente, abrigam 480 e 898 detentas.
Por fim, a iniciativa coletiva leva em consideração a situação das mulheres encarceradas, em penitenciárias, e a sustentabilidade e conforto fornecido pelas calcinhas absorventes.
FONTE: Marie Claire (https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/09/direito-menstrual-iniciativa-coletiva-doara-calcinhas-absorventes-detentas-em-sp.html)
Autora: Aurea Gélamo Rodrigues
Comments