top of page

CURTINHAS DO DIA (06.02.20)

  • Foto do escritor: Habeas Data
    Habeas Data
  • 6 de fev. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2020


A bola da vez no ENEM


A obsessão do Ministro Weintraub com o ENEM está longe de chegar ao fim. A bola da vez? um exame "seriado" repartido entre os 3 anos do ensino médio. A 1ª prova a ser aplicada pro 1° ano do colegial poderá ocorrer já em 2021. A pergunta que fica é: depois dos problemas que tivemos com o exame nesse ano, o MEC seria capaz de organizar uma prova ainda mais complexa? e ainda temos a proposta de provas digitais... uma bagunça!


Fonte: O Globo


E mais um erro no ENEM


Além das polêmicas anteriores envolvendo erros nas notas do ENEM, cujo resultado só foi liberado após o STJ ter atendido recurso do MEC, a os estudantes inscritos no Sisu reclamam de mais um problema: o site do Sisu aparentemente não considerou a inscrição na lista de espera para aqueles que escolheram uma opção de curso. O MEC não deu retorno a respeito das reclamações.


Fonte: G1


Falando em Weintraub...


O ministro poderá se deparar com um processo de impeachment em breve. 19 congressistas pedem a cabeça do ministro no STF. A conferir...


Fonte: O Globo


Resgate aos Brasileiros na China


O Governo brasileiro enviou, depois de muita pressão, 2 aviões da FAB para resgatar os cerca de 30 brasileiros que pediam socorro na cidade de Wuhan, na China. Cada avião tem capacidade para 30 lugares e deverão alojar a equipe de resgate e os resgatados. Ao chegarem em solo brasileiro a tripulação como um todo ficará 18 dias em quarentena na cidade de Anápolis-GO.


Fonte: Folha de SP


O grande vitorioso da semana: TRUMP


Além de se safar do impeachment, com todos os votos dos senadores republicanos menos 1 (Romney, que concorreu com Obama em 2012), Trump também viu as primárias democratas de Iowa o levarem a mais uma vitória. A enorme bagunça na apuração dos votos passou impressão de grande desorganização do Partido Democrata. Aliada a menor taxa de desemprego da história, o presidente americano deitou e rolou com o ocorrido.


Fonte: Folha de SP


Em Iowa, empate técnico


Para surpresa de muitos houve um empate técnico nas primárias democratas ocorridas em Iowa. Bernie Sanders, senador, e Peter Buttigieg, ex-prefeito de Indiana, levarão para casa o mesmo número de delegados (11). Peter é o único candidato assumidamente gay da corrida americana, sendo o mais liberal da disputa no Partido. Ele se envolveu em casos controversos de origem racial e, por isso, não conta com o apoio dos negros americanos, mesmo fator que levou Hillary a derrota em 2016. Já Sanders tem grande apoio entre os mais jovens e entre aqueles que defendem as pautas indentitárias.


Fonte: G1


Motorista de uber não é empregado, por enquanto


A 5ª turma do TST decidiu por unanimidade que não há vínculo empregatício entre os motoristas e a empresa de aplicativos. A Uber tinha vencido na 1ª instância, perdido na 2ª e agora voltou a ter seus pedidos acolhidos. Para que seja vinculante essa decisão ainda terá que ser discutida por um colegiado de 17 ministros.


Fonte: B247


A queda de braço entre Bolsonaro e Governadores


A proposta do presidente de zerar os impostos federais sobre o combustível se os governadores fizerem o mesmo com os estaduais não caiu nada bem. Com arrecadação em torno de 30 bilhões de reais no último ano, o fim dos impostos estaduais sobre combustíveis pode fazer com que as contas dos estados sangrem ainda mais. Isso porque a União já é detentora de 70% da arrecadação de impostos no País. Com essa sinalização, Bolsonaro fica ainda mais distante de aprovar as reformas tributária e administrativa. Ainda bem!


Fonte: O Globo


Bolsonaro ataca à imprensa e afirma não ser broxa


Em mais um ataque de fúria contra os jornalistas que cobrem seu governo e utilizando seu linguajar chulo de sempre, Bolsonaro acusou a imprensa de tentar enfraquecê-lo na disputa para a reeleição em 2022, dizendo ser vítima de intrigas causadas pelas declarações em que desafia os governadores a zerarem o ICMS sobre os combustíveis. O presidente disse: "Não vou broxar para atender vocês, sobre a reeleição. Eu sou imbroxável."


Fonte: Brasil 247


O fiasco do indicado por Witzel à AGENERSA


Bernardo Sarreta, indicado por Witzel para ocupar uma das vagas para conselheiro da AGENERSA, a agência reguladora estadual que fiscaliza a CEDAE, não soube responder para o que serve uma agência e, perguntado sobre qual livro vinha lendo sobre o tema respondeu que "nunca tinha lido livros sobre regulação mas que, no momento, estava lendo a arte da guerra, de Sun Tzu. Sua indicação foi barrada pelos deputados da ALERJ. Ufa!


Fonte: RJTV


Bolsonaro segue atacando os povos indígenas


Ontem foi nomeado um missionário evangélico para um cargo-chave da Funai. Trata-se de Ricardo Lopes Dias e ele ficará encarregado pelo setor de proteção aos povos isolados. Além disso, Bolsonaro também liberou o garimpo em terras indígenas. Para quem disse que os indíos estão "cada vez mais se tornando humanos", os ataques só começaram.


Fonte: Bernardo Mello Franco


Solução Suprema


Que o tema da prisão em 2ª instância vem tendo grande protagonismo, todos sabemos. Agora, numa tentativa de amenizar os efeitos da sua última decisão colegiada, que vetou a prisão após condenação em 2ª instância, o STF já tem maioria formada para a interrupção da prescrição a partir dos julgamentos condenatórios proferidos pelos tribunais revisores. Toffoli, que pediu vistas, só vai liberar para pauta quando o Ministro Celso de Mello retornar de licença médica.


Fonte: Estadão


Doria, Huck e Ciro em uma mesma chapa?


Para o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, uma união em torno de único candidato do "centro" seria necessária para que a próxima eleição presidencial fosse monopolizada por Bolsonaro e um candidato do ex-presidente Lula, do PT, cenário o qual tiraria o centro do segundo turno. Os três possíveis componentes da chapa não se pronunciaram sobre.


Fonte: Exame


Bolsonaro e o estigma contra pessoas com HIV/aids


Em nota, a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) repudiou a declaração do presidente Bolsonaro, que, para tentar justificar a política de abstinência sexual da ministra Damares, disse que "uma pessoa com HIV é uma despesa para todos aqui no Brasil". A ABIA enfatiza que o incentivo à abstinência não reduz as taxas de HIV, e também alertou para a existência de uma ação no STF feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), para revogar a regra trabalhista que proíbe a demissão de pessoas com HIV. Para a ABIA, os dois fatos estão relacionados e servem apenas para reforçar o estigma social de quem vive com HIV/aids.


Fonte: Brasil 247


PF deflagra operação contra presidente da Funasa, do grupo de Onyx


A Polícia Federal deflagrou operação a respeito de um possível esquema de corrupção no já extinto Ministério do Trabalho, no período entre 2016 e 2018. Em meio aos 41 mandados de busca e apreensão, um dos alvos é Ronaldo Nogueira, ex-ministro do trabalho de Temer e atual presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por indicação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O ex-assessor de Onyx, Pablo Tatim, também é alvo da operação.


Fonte: Brasil 247


Avanço Neoliberal e a autonomia do Banco Central


Deputados têm a intenção de votar projeto que prevê a autonomia do Banco Central logo após o carnaval, afirma o relator do projeto na Câmara dos deputados, Celso Maldaner (DEM- SC). Celso diz ainda que o projeto tem a aprovação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O projeto, dentre outras coisas, prevê a autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira do BC, que passaria a ser uma autarquia especial e deixaria de estar vinculado ao Ministério da Economia. O compromisso do BC com o crescimento da economia também deixa de ser mencionado como objetivo fundamental do mesmo.


Fonte: Brasil 247


Enquanto isso, na parte progressista da América Latina...


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou a intenção de descriminalizar o aborto no país, a proposta diz respeito ao aborto em qualquer circunstância. Fernández disse ainda que não estaria em paz com sua consciência enquanto milhares de mulheres perdessem a vida realizando abortos clandestinos, e que espera que seu projeto de lei não se transforme em uma disputa entre parlamentares progressistas e conservadores, visto que tal questão é de saúde pública.


Fonte: Brasil 247







 
 
 

Comments


bottom of page